Resenha do Texto “Design: Obstáculo para a Remoção de Obstáculos?”de Vilém Flusser
Vilém Flusser, judeu nascido em Praga, Tchechoslováquia, em 1920; estudou filosofia sem, contudo, terminar o curso devido a sua migração após a invasão alemã de sua cidade natal em 1939. Chegou ao Brasil em 1940.Em 1950, naturalizou-se brasileiro. Autodidata, engajou-se no Instituto Brasileiro de Filosofia e lecionou a disciplina de Filosofia da Ciência na Escola Politécnica da USP.Em 1972, retornou a Europa , onde faleceu em 1991.
Neste texto Flusser abre polêmica sobre a crise do conhecimento moderno, onde o processo criativo é contraditório: “um objeto de uso é um objeto para tirar os outros objetos do caminho.”
O ponto central é como quebrar esse “dialeto interno da cultura”? Flusser propõe que enfatizemos em nossos designes a comunicabilidade e a interpessoalidade, a responsabilidade social e cultural.
Concordo que o conhecimento intersubjetivo, horizonte onde se encontram a objetividade e a subjetividade deva ser resgatado pela nossa contemporaneidade. Perdemos o sentido da convivência, perdemos o sentido da política – campo de inter-relacionamento humano e sobreposição da ciência e da arte, estamos perdendo o sentido da vida.
quinta-feira, 7 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário