A idéia para o meu objeto interativo foi fazer uma caixa mágica, em que a pessoa, ao manusear o objeto, descobre e se surpreende com os diferentes mecanismos que a caixa é capaz de fazer!
Para isso, fiz um cubo com duas camadas por face de papel paraná tamanho 20x20cm. Em uma das faces das laterais, abri um grande circulo e preguei nele uma luva. Na face superior e nas outras três faces laterais ficaram incrustados os leds (uma face com leds verdes em um fileira um pouco deslocada do meio, outra com leds vermelhos, outra com led amarelos na diagonal e a ultima colorida, com leds das 3 cores misturados formando um círculo). Dentro da caixa colei um buzzer e também prendi o motor de manete de play station que é o responsável pela caixa vibrar. Montei circuitos separados para cada face e outro ainda para o motor (o buzzer ficou no circuito da face com leds vermelhos). A cada um desses circuitos acoplei um reed switch e colei ímãs em diferentes partes da luva. Para o acabamento, escolhi um tecido emborrachado com gliters que deu um efeito ainda mais mágico ao objeto.
Dessa forma, ao colocar a mão dentro da caixa, a pessoa veste a luva e, de acordo com os movimentos que fizer com a mão no interior do cubo, os ímãs se aproximam dos reed switches e esses ativam o circuitos. A caixa-mágica pode acender leds de faces variadas, produzir o som do buzzer e até mesmo vibrar!!
Para montá-la, foi preciso de:
30 leds coloridos (vermelho, verde e amarelo)
30 resistores muitos metros de fio
1 buzzer
1 motor de manete de play station
5 reed switches
1 bateria 9V
4 pilhas AA
papel paraná
tecido emborrachado azul marinho com gliter
luva de borracha
10 super ímãs
cola de sapateiro
bastaante fita crepe
e muitas noites sem dormir!
Como eu tinha chegado de viagem pouco tempo antes da pré entrega, no dia dela, o meu objeto interativo se resumia a um circuito de apenas uma das faces da caixa.
Por isso, as fotos que aparecem aqui são já da execução do objeto interativo e do resultado final!
quinta-feira, 7 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)





Nenhum comentário:
Postar um comentário